O que torna São José dos Campos uma cidade tão segura?

Troca de informações entre os Centros Operacionais da PM estão fazendo a diferença na resolução de ocorrências - Foto: Adenir Britto/PMSJC
Troca de informações entre os Centros Operacionais da PM estão fazendo a diferença na resolução de ocorrências – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Legado e trabalho constante, continuidade das ações. São José Unida contra o crime. Esta é a resposta!

Você sabia que São José dos Campos é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo? Isso se deve em grande parte ao trabalho de monitoramento das forças de segurança, que conta com cerca de 1.200 câmeras inteligentes distribuídas por toda a cidade. E também há uma aposta que foi feita logo no início da administração de Felicio Ramuth, que resolveu investir nas forças de segurança da cidade. Primeiro, retornando com a dignidade da guarda municipal, que não tinha equipamento e nem fardamento direito. Depois, investir em recursos de tecnologia e compartilhar com as forças de segurança que atuam na cidade.

Esse sistema de monitoramento foi implementado durante a gestão do ex-prefeito Felicio Ramuth, atual vice-governador do Estado de São Paulo, e vem sendo continuado e ampliado pelo atual prefeito Anderson Farias. Graças a esse legado, as equipes de segurança têm conseguido ser cada vez mais eficientes no combate à criminalidade.

O Centro de Segurança e Inteligência, o famoso CSI, é um dos pilares desse sistema. Ele não só ajuda a monitorar a cidade, mas também contribui para a resolução de ocorrências em outros municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e da Grande São Paulo, por meio da troca de informações entre os Centros Operacionais da Polícia Militar.

E esse trabalho tem dado resultados. Quer um exemplo bacana disso?

Recentemente, três veículos furtados em São José dos Campos foram recuperados graças a essa rede de informações. E, nesta semana, mais um caso chamou a atenção: três pessoas furtaram uma mochila com notebook e carteira de dentro de um veículo estacionado em uma loja de departamentos, mas foram flagrados pelas equipes do CSI ao acessarem a rodovia Presidente Dutra.

As informações foram transmitidas para a Polícia Militar de São Paulo, que conseguiu abordar o veículo dos suspeitos na avenida Rebouças. Eles foram presos e encaminhados à Delegacia da Polícia Civil da capital paulista.

Esse é apenas um exemplo de como o trabalho conjunto das forças de segurança, aliado ao sistema de monitoramento por câmeras, tem melhorado a vida da população de São José dos Campos. Várias outras histórias já foram compartilhadas nas redes sociais. Com uma cidade mais segura, todos nós podemos nos sentir mais tranquilos e desfrutar de tudo o que essa cidade maravilhosa tem a oferecer.

Comente com o seu Facebook!

Comentários

Você pode gostar...